Atividades para o sábado


Para Sábado

NO ACAMPAMENTO E NO CLUBE


Filosofia do Sistema:

As atividades do sábado á tarde, sofrem entre vários objetivos contraditórios entre si:

1. O excesso de energia dos juvenis e adolescentes, e o seu desejo de novidades.
2. A necessidade de mantê-los ativos (e interessados), sem deixá-los correm risco, (no acampamento), ou sem deixar que perturbem outras atividades da igreja, (quando na cidade).
3. A combatividade dos juvenis gera espírito de competição e dissensão entre eles. Assim alguns dos objetivos são:

- Evitar espírito de competição.
- Evitar excesso de movimentação: o acampamento produz desbravadores sujos, levando a banhos extras, o que em lugares com rios ou lagos pode evoluir para atividades impróprias para o sábado. No clube produz desbravadores sujos para o J.A.

Citações sobre o Assunto:

 

BÍBLICAS

1. Vá ter com a formiga ... e considere os seus caminhos (Provérbios 6:6).
2. Olhai os pássaros do céus... os lírios do campo... (Mateus 6:26,28).
3. Pois as suas obras invisíveis ... são claramente vistas, sendo conhecidas pelas obras criadas... (Romanos 1:20).
4. Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos... (Salmos 19:1).
5. ...toda a criação geme e está juntamente com dores ...(Romanos 8 :22). 6 - (Salomão) ... discorria sobre as árvores... sobre as feras, os pássaros, as serpentes e os peixes (I Reis 4:34).

ESPÍRITO DE PROFECIA

Através da natureza nos familiarizamos com o Criador. O livro da Natureza é um majestoso compêndio de lições ... que me conexão com as Sagradas Escrituras, devemos usar para ensinar aos outros sobre Seu caráter, e guiar as ovelhas perdidas de volta ao redil do Senhor ...( PJ 24 ). - É desígnio de Deus que o sábado possa dirigir as mentes dos homens à contemplação de Suas obras criadas ... O Sábado sempre apontando para Aquele que os criou, leva os homens a abrirem o majestoso livro da Natureza ... ( PP 48 ). - ... a mente não pode ser refrigerada, vivificada e elevada se confinada quase todo o sábado entre paredes, ouvindo longos sermões, e orações formais. O sábado está sendo usado erradamente se for assim celebrado ...Para santificar o sábado, não é necessário que nos enclausuremos em salas fechadas, sendo privados das maravilhosas cenas da Natureza e da revigorante atmosfera celestial ... Durante uma parte do dia todos deveriam ter a oportunidade de estar ao ar livre ...... permitam que suas mentes jovens se associem a Deus, no maravilhoso cenário da Natureza, deixe que sua atenção seja dirigida aos símbolos do Seu Amor pela humanidade através da sua criação... ( TS2 582e 583 ). - As lições objetivas de Deus não são obliteradas, corretamente compreendida a Natureza fala de Seu Criador...Jesus colhia o belíssimo lírio, e o colocava nas mãos de crianças e jovens, e ao contemplarem sua própria face jovem, límpida com o brilho da comunhão com o Pai, Ele lhes ensinava : Olhem os lírios do campo ...Ao se estudar as obras de Deus, o Espírito Santo lança convicção ao pensamento...um profundo sentimento é arraigado, e as verdades sublimes e espirituais da palavra escrita são impressas no coração ... ( PJ 18, 19 e 24 ).


Objetivos do Estudo da Natureza:

1. Interessar verdadeiramente os Desbravadores pela Natureza ( o seu estudo nos ocupará pela eternidade ).
2. Ajudá-los a desenvolver mentes inquiridoras, aumentar a sua capacidade de observação e de tirar conclusões do que vêem, obtendo prazer tanto da pesquisa como das descobertas resultantes.
3. Enquanto a Bíblia deve ocupar o primeiro lugar na educação das crianças e jovens, o Livro da Natureza é o próximo em importância . ( CPPE 185 ).
4. Ajudar os desbravadores a se relacionar com o Criador através da criação ( PJ 24 ).
5. Desenvolvimento do caráter. Eles precisam ser colocados em íntimo contato com a Natureza ... Desta maneira a capacidade mental será fortalecida, o caráter desenvolvido, e toda a vida enobrecida ... ( PJ 25 ).
6. Estimular o senso de preservação e conservação, ao invés de destruição.
7. Ajudar os desbravadores a adquirir uma compreensão real da guarda do sábado, como um tempo separado para lembrar do poder criador de Deus ( PJ 25 ).
8. Ajudar os desbravadores a apreciar a bondade e consideração de Deus em providenciar todas as maravilhas da Natureza ao nosso redor. ( Deus criou o homem depois que todas as coisas estavam preparadas para recebê-lo).
9. Ajudar-los a compreender o que significa " Temei a Deus e dai - lhe glória... adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas ( Apoc 14 : 7 ), me meio a uma geração que nega a existência de Deus.

IMPORTANTE: RESSALTAMOS QUE ESTAS CONSIDERAÇÕES, NÃO DEVEM SERVIR DE DESCULPA PARA A TRANSGRESSÃO DELIBERADA DAS HORAS SABÁTICAS, NEM PARA USO INDEVIDO DAS MESMAS. TODAS AS ATIVIDADES DEVEM TER O OBJETIVO PRINCIPAL DE CONDUZIR O PENSAMENTO À DEUS, RESSALTANDO O SEU AMOR, E À BÍBLIA, AJUDANDO LÍDERES E DESBRAVADORES A CRESCEREM ESPIRITUALMENTE. TODAS AS ATIVIDADES QUE PUDEREM SER POSTERGADAS PARA APÓS O POR - DO - SOL, EM BENEFÍCIO DE ATIVIDADES DE CUNHO ESPIRITUAL, DEVEM SÊ - LO. SE A ATIVIDADE EM QUESTÃO NÃO NOS LEVA A CRISTO, E PUDER SER FEITA APÓS O SÁBADO, PROVAVELMENTE AO EXECUTA - LA ESTAMOS TRANSGREDINDO O ESPÍRITO OU A LETRA DO MANDAMENTO ( OU AMBOS).

ATIVIDADES BÍBLICAS

Outras brincadeira interessantes que requerem mais tempo

1 - Representar ou encenar uma passagem Bíblica - CENA VIVA. Dar pontos pela melhor apresentação e pelo grau de facilidade para entender a cena, (uma variante desta brincadeira é tentar representar um provérbio, outra variante é tentar de duplas, um deles tira um versículo da "caixinha de promessas" e tenta interpretar com gestos para que o outro adivinhe. Em todos os casos premiar a boa apresentação e inventividade e não somente por descobrir o verso. Também é necessário que em caso de dúvida, o verso seja inteligível (ou não seja entendido), por outras pessoas do grupo, porque talvez a pessoa não esteja adivinhando por conhecer poucos versos).
2 - Citar uma palavra e os participantes devem cantar um hino que contenha a mesma.
3 - Concurso de memorização com versos ou salmos.
4 - Memória bíblica : Montar uma mesa com objetos que lembrem histórias bíblicas, o grupo tem um tempo determinado para olhar, depois devem dizer ou desenhar a ordem em que os objetos estavam e identificar a estória com que se relacionam os objetos. Outra variante é relacionar os objetos com versículos e em vez de identificar a historia, os participantes devem falar um versículo que se relacione com cada objeto mostrado.
5 - Sons da natureza : Durante um passeio os participantes devem ir tentando identificar o maior número possível de sons diferentes, repetindo - os ou citando - os no final do mesmo.
6 - Combinações na Natureza : O líder deve ir previamente a área onde o grupo passará, e ir coletando em um saco opaco materiais da natureza, (folhas, pedras, sementes, galhos, flores, etc). A medida que o passeio prossegue nos locais adequados, as amostras são retiradas do saco e exibidas ao grupo, que então tenta combinar o material mostrado com alguma outra coisa da área de visão imediata, continua - se a brincadeira até o término do passeio ou dos objetos, dando pontos aos que acertarem ou que demonstrarem criatividade.
7 - Caminhada Musical : Dividir o grupo em frações suficientes para 4 subgrupos, encaminhando - os para os 4 pontos cardeais. Definir um tempo de exploração. Ao caminhar o grupo vai anotando itens que lembrem hinos ou cânticos. Não se deve levar o hinário juntos. Ao retornarem ao ponto de partida na hora marcada (premiar a pontualidade), cada grupo diz que hinos relacionou com que objetos da Natureza. Ao final fazer uma "festa musical" com as músicas mencionadas.
8 - Caminhada Bíblica : Variante da anterior, usando passagens ou histórias bíblicas como ponto de relação.

Pontos importante a se considerar ao realizar caminhadas na natureza:

1 - Defina uma área e assunto para estudo.
2 - Analise o melhor horário, traje, tamanho do grupo, cuidados a tomar, autorizações a conseguir, tudo previamente para o bom desenvolvimento da caminhada.
3 - Visite a área a ser utilizada com antecedência. Verifique a possibilidade de inundações, problemas de acesso devido a chuvas, etc. Em caso de chuva na época do passeio, visite novamente o local um dia antes.
4 - Ao caminhar, concentre - se principalmente na área do estudo, mas esteja preparado para eventos paralelos, pois a apreciação da natureza sempre traz algo inesperado (só tome cuidado para não perder o objetivo principal).
5 - Certifique - se que fez a melhor preparação possível, prepare - se para perguntas, saiba onde encontrar as respostas. Motive - os o necessário para manter o interesse, mas permitindo que cada um faça suas descobertas individuais por si.
6 - Procure fazer com que todos (em especial os menores) saibam dos objetivos do passeio. Estimule - os no cumprimento dos objetivos usando jogos, gincanas, questionários, coleções, etc.
7 - Faça um roteiro da caminhada, para que todos possam fazer sugestões.
8 - Quando um item estiver sendo discutido, verifique se o grupo todo pode ver e apreciar o que está sendo falado.
9 - Estimule o uso da observação, fotos, notas e resumos.
10 - Cuide para que ao recolher amostras o grupo não deprede a natureza, não agrida a ecologia, e não desperdice amostras, (existem áreas de preservação onde é proibido tirar algo além de fotos, como as cavernas).
11 - Complete a caminhada com uma palestra, filme, ou slides para resumir os pontos principais.
12 - Mantenha um plano para possíveis emergências médicas ou climáticas, com material de Primeiros Socorros junto com o grupo, e um veículo de apoio dependendo do tempo que a mesma durar.