Especialidades- nível avançado

Especialidades de estudo da natureza
Astronomia - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Astronomia.

2. Como se explicam os movimentos aparentemente diários das estrelas?
Não são as estrelas que se movimentam, mas sim a terra, por movimento de rotação e translação.
3. O que são: planeta, satélite, cometa, meteoro, nebulosa, constelação, estrela fixa e mancha solar?  
Planeta: são astros que não tem luz própria que giram em torno de uma estrela descrevendo órbitas.
Satélite: São astros iluminados que giram em tono de um planeta.
Cometa: São astros constituídos na maioria das vezes de núcleo, cabeleira, cauda. São astros errantes que giram em torno do Sol descrevendo órbitas eclípticas. O cometa mais famoso é o Halley.
Meteoro: São substâncias minerais atraídas pela Terra inflamam-se ao entrar em nossa atmosfera.(estrela cadente) Ex. O de Bedengó com 5360 quilos encontrado na Bahia.
Nebulosa: São aglomerados de matéria cósmica que contém grande quantidade de gás e poeira e em geral luminescentes. Ex. Nebulosa de Órion.
Constelação: É um grupo de estrelas reunidas artificialmente pelo homem formando desenhos (ver na especialidade básica). Ex. Cruzeiro do Sul.
Estrela Fixa: São luminosos fixos e cintilantes. (palpitantes)
Mancha Solar: São as partes mais frias e escuras do Sol.
4. O que significam os termos: esfera celeste, pólo celeste, equador celeste, horizonte, ascensão reta, declinação, trânsito, conjunção e eclíptica?
Esfera Celeste: O céu é considerado uma esfera enorme, infinita, sobre o observador, com esses objetos na superfície interna desta esfera.
Polo Celeste: São os pontos (Norte e Sul) em que o eixo se encontra na esfera.
Equador Celeste: É o circulo resultante da interseção da esfera celeste do plano que passa pelo centro da Terra e perpendicular ao eixo.
Horizonte: É o círculo que resulta da interseção com a esfera celeste do plano que passa por nossos pés e na vertical que também passa por nossos pés. Horizonte é aquilo que está ao alcance de nossas vistas.
Ascensão Reta: É quando um corpo celeste faz sua órbita no equador celeste sendo que este entra no 0º.
Declinação: É quando o Sol declina para mais o menos.
Trânsito: É o deslocamento em ascensão reta e, declinação pela revolução da terra.
Conjunção e Eclíptica: É o plano de órbita traçado pela terra em torno do Sol. Durante um ano.

5. Explicar as principais diferenças entre os telescópios refratores e refletores. Descrever um telescópico equatorial.
Refrator: Telescópio pelo qual concentra grande parte da luz diretamente para a face.
Refletor: É aquele que a luz é refletida por um espelho.
Deve-se mover o eixo vertical até que ele fique paralelo ao eixo da terra, então o fixamos nesse ângulo, a simples rotação do telescópio em torno desse eixo (eixo polar) permitirá que o observador siga uma estrela.
6. Em que cores se decompõe a luz solar quando passar por um prisma? De que forma as cores das estrelas costumavam indicar sua temperatura?
Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta. Estrelas quentes (azuis) e frias (vermelhas).

7. Qual a ligação entre equinócios eclípticos, vernais e outonais? Que datas geralmente estão associadas aos equinócios?
É no equinócio que o Sol fica no equador celeste. Fazendo com que a duração do dia seja a mesma da noite neste dia. O equinócio vernal é 21 de março e o equinócio outonal é no dia 23 de setembro.

8. Aprender as 12 constelações chamadas de signos do zodíaco. Saber a história dos signos do zodíaco.
A faixa do zodíaco desenvolve-se ao longo da Eclíptica. Cada constelação ocupa 30 graus e, portanto, para completar todo círculo de 360 graus da eclíptica há 12 dessas constelações. Os seus nomes são: Aries, Taurus, Gemini, Leon, Virgo, Libra, Scorpius, Sagitarius, Capricornus, Aquarius e Pisces.

9. Dar o nome e apontar no céu, as constelações que podem ser vistas a noite toda numa noite clara, no seu hemisfério.
Cruzeiro do Sul, Centauro, Navio, Mosca e Triângulo.
10. Dar o nome de cinco constelações que são visíveis entre o pôr-do-sol e meia-noite, em seu hemisfério, durante: a) os meses de verão e b) os meses de inverno
Verão - Câncer, Leo, Gemini, Cruzeiro do Sul, Folso.
Inverno - Cruzeiro do Sul, Folso, Escorpião, Pisces, Touros, Pleiades.
11. Que época do ano a constelação de Órion pode ser melhor vista? Dar o nome e localizar no céu, as três estrelas mais brilhantes desta constelação.
Melhor vista em abril e maio. As mais brilhantes são: Betelgeuse, Belatriz e Rigel.
12. De que forma são as letras do alfabeto grego usadas para dar nome às estrelas de uma constelação? Aprender cinco ilustrações do uso dessas letras, como os nomes de estrelas de uma constelação.
A mais brilhante recebe o nome Alfa, depois Beta, Gama, Delta, até Omega. Veja o item 6 de Astronomia.
13. Localizar, à medida em que aparecem durante o ano, as quinze estrelas de primeira magnitude.
Item prático.

14. Com o uso de um diagrama, demonstrar as posições relativas da Terra e Lua durante as marés alta e baixa.
NOTA – Faça um diagrama usando materiais globulares, como uma laranja, e apresente a eu instrutor.

15. Descrever as características peculiares e individuais dos planetas de nosso sistema solar. Quais não podem ser vistos sem a ajuda de um telescópio? Que dois planetas são vistos apenas perto da hora do pôr-do-sol ou nascer do sol?
Mercúrio (o menor planeta), Vênus (o mais próximo da Terra), Terra (o planeta azul), Marte (o planeta vermelho), Júpiter (o maior planeta), Saturno (o planeta dos anéis), Urano (tem 21 luas), Netuno (chamado de irmão gêmeo de urano, devido as semelhanças) e Plutão (o mais distante).
Podemos identificar a olho nu os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O planeta do nascer do sol é Mercúrio e do pôr-do-sol é Vênus.

16. Onde, e de que maneira, a Bíblia refere-se a Órion, as Plêiades e a Arcturo?Jó 9:9 – O que fez a Ursa, o Órion, e as Plêiades, e as recâmaras do sul;
Jó 38:31 – Podes atar as cadeias das Plêiades, ou soltar os atilhos do Órion?
Amós 5:8 – Procurai aquele que fez as Plêiades e o Órion, e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome.

17. Debater a declaração feita em Primeiros Escritos, pág. 41, a respeito da abertura de Órion.
A 16 de dezembro de 1848, o Senhor me deu uma visão acerca do abalo das potestades do céu. Vi que quando o Senhor desse céu, ao dar os sinais registrados por S. Mateus, Marcos e Lucas, Ele queria dizer céu, e quando disse "Terra", queria dizer terra. As Potestades do céu são o sol, Lua e estrelas. Seu governo é no firmamento. As potestades da terra são os que governam sobre a terra. As potestades do céu serão abaladas com a voz de Deus . Então o sol, lua as estrelas se moverão de lugares. Não passarão, mas serão abalados pela voz de Deus. Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou: aonde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto. Vi que as potestades da Terra estão sendo abalados agora, e que os acontecimentos ocorrem em ordem. Guerra e rumores de guerra, espada, fome e pestilência devem primeiramente abalar as potestades da Terra, e então a voz de Deus abalará o sol, a lua e as estrelas como também a terra.



Aves - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Aves.

2. Conhecer as leis de proteção às aves em seu estado ou país.
As leis ambientais que envolvem as aves, proíbem o comércio de aves nativas sem autorização do IBAMA, vetam a criação de aves silvestres ameaçadas de extinção (como a ararinha-azul e a ararajuba) e daquelas que não são autorizadas oficialmente. Pune com multas e reclusão os maus tratos, cativeiro, extermínio e tráfico de aves e auxilia nas campanhas de conservação e reintegração de aves à natureza.

3. Descrever uma ave com precisão, usando os termos conhecidos para descrever cada parte de seu corpo.
As aves são animais vertebrados homeotermos (sangue quente) que utilizam as penas para manter seu corpo aquecido. Como necessitam voar, possuem ossos ocos e leves, além de não ter dentes, facilitando a leveza. Possuem menor número de ossos na mão e não possuem vértebras caudais. Sua cabeça é leve por não ter mandíbula com dentes. Seu esterno (osso do peito) é maior que dos outros vertebrados, para prender os músculos que promovem o vôo. Seus pés são dotados de garras para pegar suas presas e parar em locais diversos.

4. Descobrir respostas ou para o item a. ou b.:
aDe que maneira os pés, pernas e bicos das aves encontram-se modificados para adaptá-los a seu meio-ambiente?
As aves são caracterizadas pelo vôo, elas voam e os outros vertebrados não conseguem, porque ela é anatomicamente desenhada para isso. Apesar de ser coberta de penas, não as possuem nas pernas e pés, o que auxilia na hora de agarrar uma presa em vôo e pousar em diferentes superfícies. O bico é leve, diferente das mandíbulas cheias de dentes dos outros vertebrados, auxiliando no equilíbrio para o vôo. O bico também auxilia, de acordo com a sua família, a alimentar-se adequadamente.
bSobre os beija-flores:
1) O que os beija-flores comem na natureza, e com que freqüência?
Eles comem o néctar das flores constantemente, pois precisam de muita energia para voar.
2) Por que os beija-flores não tem medo de grandes mamíferos ou pássaros?
Porque eles são muito rápidos e podem, facilmente, fugir destes predadores.
3) Qual a diferença dos movimentos de suas asas, comparadas a outros pássaros?
Eles voam contra o vento, na mesma velocidade. Eles impelem o ar ora para baixo e para trás, ora para baixo e para frente. Ficam na vertical, o ar deslocado para baixo impede que ele caia.
4) Quão rápido são capazes de voar?
Os beija-flores são muito ligeiros, chegando a voar a 80 Km/h.
5) Com que rapidez batem as asas e o coração?
As asas chegam a bater 90 vezes por segundo.
6) Qual o formato da língua?
A língua é alongada e possui um sulco que capta o néctar na quantidade adequada, esvaziando um nectário de cada vez, de forma muito rápida.

5. Identificar, na asa de uma ave, as tetrizes primárias e secundárias, axilares e álulas.
As tetrizes (ou rêmiges) primárias ligam-se ao segundo dedo (tetrizes secundárias) e a um osso que resulta de fusão do carpo com o metacarpo, o qual liga o dedo ao antebraço (axilares). No polegar, encontramos a álula; do terceiro dedo só encontramos um vestígio e faltam o quarto e quinto dedos.

6. Descrever as funções e propósitos dos bandos das aves, falando especialmente sobre como os bandos contribuem para o conhecimento que temos sobre seus movimentos.
As aves cooperam entre si. Nas migrações em bando, observa-se que as aves vão no vácuo do líder, economizando energia. Elas também se protegem nas dificuldades e obtenção de comida.

7. Mencionar os principais caminhos usados por aves migratórias em seu continente.
Está comprovado que os caminhos migratórios são de norte para sul, no inverno do hemisfério norte. As aves migratórias fazem este trajeto e depois regressam para suas regiões de origem. Veja exemplos abaixo.

8. Apresentar rotas de migração e destinos finais de dez diferentes espécies de aves migratórias.
1) O maçarico desce a costa ocidental da América do Norte e América do Sul.
2) As andorinhas européias descem da Grã-Bretanha para a África.
3) O tordo-cantador desce da Rússia e Escandinávia para o sudoeste europeu.
4) O tordo-menor atravessa toda a Europa de Norte a Sul.
5) O trinta-anéis migra da Europa, Ásia e América do Norte, para África do Sul e depois para a Antártida.
6) O bobo parte do norte da Europa (Grã-Bretanha) para Austrália e América do Sul.
7) Uma espécie de beija-flor chega a cruzar de norte a sul, todo o Golfo do México (cerca de 800 Km).
8) O estorninho parte do nordeste da Europa para chegar no noroeste da África.
9) O tentilhão vai da Rússia e Islândia, para o sudoeste da Europa.
10) Uma espécie de colibri desce do sul dos Estados Unidos para a América Central.

9. Descrever pelo menos três diferentes formas usadas pelas aves para orientar-se em suas viagens.
Este é um fator meio intrigante para os ornitólogos. Há algumas suposições: utilizam-se da linha da costa ou cordilheiras; se guiam pelo movimento do sol, lua e estrelas; usam olfato, audição ou outro fator sensorial.

10. Fazer uma lista de 60 espécies de aves selvagens, incluindo aves de pelo menos 10 famílias diferentes, que você já tenha observado pessoalmente, identificando-as ao ar livre. Para cada espécie desta lista, notar o seguinte:
anome
bdata de observação
clocal de observação
dhabitat (ou seja, campo, bosque, rio, lago, etc.)
esituação no momento de observação (residente permanente, residente apenas durante o inverno, residente apenas durante o verão, migrador, nômade)
NOTA – Veja 70 exemplos de aves: Gavião, falcão, águia, abutre, urubu, harpia, pavão, marreca, anhuma, biguatinga, garça, socó, maguari, João-bobo, calau, seriema, casuar, condor, cabeça-seca, jaburu, cegonha, sai, juriti, rolinha, pomba, gaio, gralha, corvo, araponga, anambé, mutum, urumutum, jacu, jacutinga, mandarim, grou, gaivota, turaco, pelicano, biguá, codorna, faisão, perdiz, pica-pau, flamingo, papagaio, arara, jandaia, ararajuba, tiriba, araçari, tucano, ema, coruja, mocho, avestruz, mainá, atobá, guará, colhereiro, inhambu, beija-flor, sabiá, suindara, calandra, fragata, rouxinol, pingüim, albatroz e lóris.

11. Apresentar listas de aves mostrando o maior número de espécies observadas ao ar livre em:
aum dia (com pelo menos 6 horas de observação)
buma semana
ca lista de sua vida (todas as aves que você já observou desde que começou a tomar nota)

12. Fazer uma lista de dez espécies de aves silvestres que você identificou pelo som, ao ar livre, e descrever ou imitar estes sons da melhor maneira possível.
NOTA – Veja o item 10 e selecione as dez aves que você possa imitar.

13. Liderar um grupo numa caminhada para observar aves, ou contar duas histórias bíblicas nas quais uma ave foi importante.
Item Prático. As histórias bíblicas podem ser: I Reis 17:1-7; Gen. 8:6-12; Ex. 16:11-21.


Climatologia - Avançado - K


1. Explicar condições ciclônicas e anticiclônicas, e demonstrar como elas trazem mudanças ao tempo.
Na zona equatorial localizam-se as áreas de baixas pressões, estas são chamadas de ciclônicas. Já nas regiões polares e tropicas, localizam-se as áreas de altas pressões, chamadas de anticiclônicas. Elas mudam o tempo através da pressão atmosférica, se o peso do ar muda, as condições climáticas são influenciadas.

2. O que são frentes frias e frentes quentes? Como se movem, e que condições meteorológicas produzem?
As frentes frias, como as frentes polares, e as frentes quentes, como as equatoriais e tropicais são formadas e se movimentam através da pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar. Cada alteração num destes fatores proporciona diferentes reações, como geada, neve, granizo, chuva, etc.

3. Explicar os seguintes fenômenos meteorológicos: vento sudoeste, vento alísio, zona de calmaria, tufão, furacão, ciclone e tempestade de neve.
Vento sudoeste – corrente de ar provinda da região sudeste.
Vento alíseo – é um vento de regiões quentes, assim como o de monções.
Zona de calmaria – local livre de acidentes climáticos.
Tufão – vento muito forte, tempestuoso, uma espécie de vendaval selvagem.
Furacão – vento de velocidade superior a 105 Km/h, destrói tudo que encontra pela frente.
Ciclone – violenta tempestade, caracterizada pelos ventos em forma de turbilhão e fortes chuvas.
Tempestade de neve – agitação violenta da atmosfera em regiões de temperatura abaixo de zero.

4. Explicar a ação dos registros termométrico, barográfico, hidrográfico e anemométrico.
O registro termométrico mostra a temperatura, assim como o barográfico mostra a pressão atmosférica, o hidrográfico a quantidade de água e o anemométrico a situação dos ventos no local medido.

5. Ler corretamente um mapa do tempo como o publicado pelo Serviço de Meteorologia, explicando os símbolos e como são feitas as previsões.

6. O que significa umidade relativa do ar e ponto de condensação?
A umidade relativa do ar indica o quanto o ar possui de água, o que influencia na sensação de calor ou frio na região. O ponto de condensação é aquele onde a água passa do estado gasoso para o líquido.

7. Desenhar um corte transversal da atmosfera, mostrando suas cinco camadas e descrevendo cada uma delas.
As cinco camadas da Terra, a partir da crosta terrestre até o espaço sideral são: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Ionosfera e Exosfera. Faça um desenho mostrando cada uma das camadas da Terra.

8. Fazer um diagrama do tempo durante três semanas. Incluir o seguinte:
a. leitura do barômetro
b. formação de nuvens
c. direção e velocidade dos ventos
d. temperaturas (altas e baixas)
e. umidade (orvalho, neblina, chuva, geada ou neve)
f. previsões de tempo e comparação com a realidade

9. Discutir o efeito do pecado sobre a meteorologia.
O clima era equilibrado antes do pecado. O livro Patriarcas e Profetas, de Ellen White, fala que uma brisa suave passava pela terra, o orvalho molhava as plantas e, até o dilúvio, nunca havia chovido na Terra. O clima era perfeito. Mas o pecado transformou a brisa em tufões e o orvalho em tempestades.

Conchas e Moluscos - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Conchas e Moluscos.

2. Definir o termo “molusco”.
Animal de corpo mole desprovido de ossos ou quitina, protegido por concha calcária.

3. Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
Gastrópodes – concha com uma valva, geralmente hermafroditas, são terrestres. Ex. Caracóis.
Bivalves – conchas com duas valvas, são aquáticos. Ex. Mariscos e ostras.
Cefalópodes – concha interna ou ausente, são aquáticos. Ex. Polvos e lulas.

4. Distinguir entre molusco univalves e bivalves, considerando o seguinte:
a. A concha – o univalve tem apenas uma concha, os bivalves possuem duas conchas.
b. O corpo do molusco – os univalves vivem fora da concha, enquanto os bivalves vivem dentro dela.
c. Reprodução – os univalves são hemafrodidas, mas cruzam com o parceiro. Os bivalves botam ovos.
d. Movimentos – ambos se movimentam pelo pé, que serve para fixar ou movimentar o molusco.
e. Busca por alimento – os univalves vão à caça e os bivalves ficam à espreita, esperando o bote.
f. Auto-preservação – os univalves entram na concha, os bivalves se fecham firmemente.

5. Identificar em conchas ou desenhos, e conhecer o seguinte glossário de termos conquiliológicos:
a. Válvula – cada uma das peças sólidas que revestem um molusco.
b. Vértice – ponto culminante da concha.
c. Orifício – canal por onde passam os detritos.
d. Bisso – fios de seda com os quais o molusco bivalve se firma nas rochas.
e. Pata – serve como elemento de escavação, fixação ou locomoção.
f. Manto – pele dupla que recobre o corpo do animal, isto é, as vísceras.
g. Opérculo – tampa membranosa ou calcaria que fecha a boca da concha. Ocorre em caracóis e outros.
h. Mãe da pérola – é a ostra, responsável por produzir as belas pérolas através da areia.
i. Epiderme – camada superficial, não vascularizada da pele.
j. Costelas – estrutura ausente nos moluscos, seres invertebrados.
k. Canal – tubo de entrada e saída de água.
l. Espinhas – estruturas salientes e alongadas presentes em alguns moluscos.
m. Espira – cada uma das voltas do espiral que forma algumas conchas.
n. Lábios – ou palpo labial ciliado, é o órgão de apreensão do alimento dos moluscos bivalves.
o. Linhas concêntricas – linhas da concha que partem de um mesmo centro.

6. Explicar o desenvolvimento de uma concha. Quanto tempo vivem os moluscos?
Entre a concha e o manto, há um espaço livre, chamado de cavidade do manto. Ali há células secretoras que serão responsáveis pela formação da concha. A concha irá servir como esqueleto externo para proteger o corpo mole do molusco. Os moluscos vivem de acordo com as condições do ambiente. Alguns chegam a mais de 20 anos em cativeiro.

7. Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strombus pugilis ("concha de briga"), e explicar por que esta concha tem este nome.
É encontrada em toda a costa brasileira. Habita no fundo da areia e gramíferas (2-15 metros). É comestível e utilizada na fabricação de cal. Recebe esse nome pela formação pontiaguda, como um punhal.
8. Identificar e explicar as atividades do teredem.
É um molusco bivalve, muito especializado, de corpo delicado, provido de concha interior, pequena, com a qual perfuram a madeira de navios e de ancoradouros submersos. São aptos em digerir a celulose.

9. Como se explica a distribuição dos moluscos?
Os moluscos são seres altamente especializados em viver em ambientes diversos. Através da pouca exigência de condições, vivem em todos os oceanos, se espalhando por todo o mundo. Os predadores têm dificuldades em atacá-los por sua proteção em concha dura.

10. Dar o nome de dois moluscos que não tem concha.
Polvo e lula, pois fazem parte do grupo dos cefalópodes.

11. Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
a. Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas?
Entre a concha e o manto existe um espaço conhecido como cavidade do manto, nele estruturas especiais se projetam a fixar a concha nos univalves. Os bivalves possuem uma substância fixadora.
b. Como se controla a cor de uma concha?
Varia conforme a região de procedência, luminosidade e condições ambientais.
c. Que molusco tem quatro guelras?
Tridacna maxima.
d. A partir de que animal marinho fazia-se a tinta da Índia?
O polvo se defende expelindo a tinta conhecida como sépia.
e. Que molusco deixa um rastro brilhante?
A lesma, o rastro é uma substância que serve para ela escorregar e se locomover com maior facilidade.
f. Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas?
As Cypraea foram utilizadas inclusive por portugueses e holandeses como dinheiro. Aliás, o nome popular da Cypraea em inglês é Cowrie, que nada mais é a palavra portuguesa Cauri (Concha) adaptada para o inglês. Os holandeses têm registros de 4,7 bilhões de Cypraea comercializadas entre 1669 e 1766!
g. Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos?
A concha simpulum.
h. A tinta púrpura, dos tempos antigos, era retirada da secreção de que molusco?
É retirada do murice das conchas.
i. Qual é a fonte das pérolas? Como se formam?
São as ostras, que fazem as pérolas através de processos químicos com a areia de seu interior.

12. Citar seis usos comerciais das conchas.
Serem para coleção, enfeites, cal, produção de pérolas, medicina (sanguessuga), farinha de conchas para aves. Alguns utilizam como alimento, o que é errado, por serem animais impuros.

13. Completar uma das seguintes atividades:
a. Encontrar e colecionar, pessoalmente, 40 espécies de conchas, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha em termos de data e local onde foi encontrada, nome comum, nome científico e classe.
b. Fazer uma coleção de 50 espécies de conchas que você encontrou, ganhou ou comprou, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha da seguinte forma: se você mesmo a encontrou, dar informação de acordo com o item (a), acima. Se ganhou ou comprou, dar o nome da pessoa de quem ganhou, habitat da concha, data da compra, nome comum, nome científico e classe.

Ecologia - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Ecologia.

2. Citar a primeira e segunda leis da termodinâmica e explicar como são importantes para a ecologia.
1ª Lei da Termodinâmica – Existe uma função U (a energia interna) cuja variação durante uma transformação depende unicamente do estado inicial e terminal. Para um sistema fechado esta variação é indicada por U=W+Q, onde W é o trabalho e Q é a quantidade de calor recebidos pelo sistema. As quantidades de W e Q são algébricas.
2ª Lei da Termodinâmica – Exprime a irreversibilidade dos processos macroscópicos espontâneos, existem numerosos enunciados deste princípio, todos equivalentes: enunciado de Clausius e enunciado de Kevin. 
Os princípios da termodinâmica são importantes no sentido de estudar a temperatura e calor nas populações, pois em ecologia, a distribuição de calor e energia são de grande importância.

3. Explicar os três níveis básicos de trófico (alimentação) e dar um bom exemplo de planta ou animal para cada um deles.
Nível 1 (Produtores) – São as plantas, que servem de alimento para os animais. Ex. frutas e verduras.
Nível 2 (Consumidores) – Há o consumidor primário (herbívoro), que come as plantas. Os consumidores secundários e terciários (carnívoros) comem os herbívoros. Ex. cavalo (primário) e cobra (secundário).

Nível 3 (Decompositores) – São responsáveis por decompor a matéria dos consumidores mortos, para servir de nutriente para os produtores, fechando a cadeia alimentar. Ex. fungos e bactérias.


4. Explicar ou fazer diagrama dos três tipos de pirâmides ecológicas na rede alimentar. Dar um exemplo de cada camada da pirâmide.
Pirâmide de Biomassa – representa a massa de indivíduos que compõem os níveis tróficos.
Pirâmide de Número – representa o número de indivíduos que compõem os níveis tróficos.
Pirâmide de Energia – representa a transferência de energia no ecossistema.

5. Definir o ciclo bioquímico e explicar ou fazer diagrama sobre todos os componentes básicos do ciclo.
Ciclo Bioquímico da Água – 
O Sol movimenta o ciclo da água, produzindo a evaporação da água nos oceanos, solo e vegetação. A condensação forma as nuvens que, quando carregadas, promovem a precipitação da água em forma de chuva, escorrendo pela superfície da crosta terrestre e subterrânea.
Ciclo Bioquímico do Carbono – o homem inspira oxigênio (O2) e libera gás carbônico (CO2). Este carbono (C) vem da troca gasosa com a glicose no ser humano. O equilíbrio se dá com a fotossíntese das plantas, que produz exatamente o contrário, as plantas absorvem o CO2 e liberam O2para o ambiente. Há também outros fatores neste ciclo, como decomposição de matéria animal, combustão, CO2 dissolvido na água, rochas, etc.
Ciclo Bioquímico do Nitrogênio – As principais substâncias orgânicas nitrogenadas são as proteínas, os ácidos nucléicos (DNA), clorofila e ATP. O nitrogênio é encontrado no ambiente na forma de nitrito, nitrato, nitrogênio gasoso ou molecular. O ciclo ocorre por fixação biológica ou atmosférica, absorção, amonificação, nitrificação, denitrificação e nutrição animal.

6. Fazer um diagrama, ou explicar, os passos básicos do fluxo de energia através do sistema biótico de um ecossistema. Começar pelo sol.
O sol é o fator que fornece a energia luminosa às plantas, que a transformam em energia química (através da fotossíntese). Por retirar diretamente a energia do sol, as plantas são os maiores portadores de energia no sistema biótico. Depois encontramos os herbívoros, que retiram a energia das plantas com a alimentação. Em menor quantidade, a energia passa para o carnívoro ao este se alimentar do herbívoro. A energia vai passando de maneira decrescente pelo consumidor secundário ao terciário e assim sucessivamente.

7. Citar a Lei do Mínimo, de Liebig, e a Lei da Tolerância, de Shelford, e explicar de que maneira estas leis nos dizem como e por que certas plantas e animais estão em perigo de extinção, ou completamente extintos quando seus habitats ou comunidades são alterados ou perdem o equilíbrio.
Lei de Liebig, do Mínimo – O crescimento de um organismo é limitado pelo material que é disponível no local de oferta, o mínimo para necessidades do organismo. Aplicado não unicamente para minerais, mas também para outros fatores (biológicos, produto químico, e físico). Limitando Fator Nutritivo (ou outro fator) que é escasso enquanto outros estão em oferta adequada.
Lei de Shelford, de Tolerância – Para um fator abiótico dado no ambiente de um organismo, há um mínimo, ótimo, e concentração de máximo.

Estas leis nos mostram que os organismos precisam de um mínimo de condições adequadas para o seu crescimento. Se este mínimo não estiver à disposição, não há como progredir o organismo e ele se extingue no local. Há também a concentração do máximo, ou seja, o limite de tolerância máxima para o organismo poder se adaptar às condições impostas, caso contrário ele não vinga.

8. Escolher uma comunidade biológica em sua região, tal como uma floresta ou bosque, pântano, lago ou açude, pasto ou campo, desfiladeiro ou riacho, etc., que esteja de alguma forma, alterado ecologicamente. Descrever o local, incluindo como e até que ponto o equilíbrio foi alterado. Depois, fazer recomendações sobre como aquela comunidade pode ser melhorada, e, onde possível, acompanhar e ajudar no trabalho de melhoria.
Item prático.

9. Passar pelo menos 20 horas envolvido em trabalho ativo num projeto ecológico de sua área. Isso pode ser feito individualmente ou em grupo. Descrever o projeto de forma geral, mas relatar detalhadamente a parte que você desempenhou no mesmo.
Item prático.

10. Definir: comunidade, matéria-prima, fotossíntese, quimiossíntese, autotrófico, heterotrófico, equilíbrio ecológico, saprófagos, decompositores, produtor, consumidor, fator limitante.
a) comunidade – conjunto de populações animais e vegetais que vivem e se relacionam num determinado local.
b) matéria-prima – produto pela qual irão se fazer produtos secundários, manufaturados ou utilizados integralmente.
c) fotossíntese – respiração dos vegetais, na qual se produz oxigênio através do gás carbônico e água, com produção de energia.
d) quimiossíntese – Síntese de matéria orgânica realizada por bactérias sem aproveitamento da luz solar, mas utilizando a energia de uma reação exotérmica.
e) autótrofo – Sintetiza substâncias orgânicas através de substâncias inorgânicas. Os seres responsáveis por isso são os vegetais.
f) heterótrofo – Ser vivo que se alimenta de matéria orgânica elaborada.
g) equilíbrio ecológico – quando num determinado ecossistema ocorre de suas populações estarem em harmonia demográfica
h) saprófagos – animal que se alimenta de restos orgânicos em decomposição.
i) decompositores - microorganismos, como bactérias e fungos, que degradam a matéria do ser morto, utilizando como substrato para vegetais.
j) produtor – são os vegetais, na cadeia são a fonte de comida para os consumidores primários (herbívoros)
l) consumidor – o consumidor primário se alimenta do vegetal, o secundário se alimenta do primário, sendo chamado de carnívoro.
m) fator limitante – "Fator biológico que atua no sentido de limitar as variações que ocorrem nos organismos de uma população".

NOTA – Essas exigências podem ser expressadas verbalmente ou por escrito a seu líder de desbravadores. Para esta especialidade, é recomendável o acompanhamento de um instrutor, mas não obrigatório. Fale com seu líder de desbravadores ou instrutor antes de começar as exigências 8 e 9.

Flores - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Flores.

2. Fotografar, colecionar fotografias ou desenhos de 75 espécies de flores silvestres. Fazer um caderno com as mesmas, e escrever abaixo de cada uma o nome correto.
Item prático.

3. Apresentar as características peculiares das flores de cada uma das doze famílias mais comuns de plantas.
Gramíneas (milho), bromeliáceas (bromélia), liliáceas (lírio), musáceas (bananas), leguminosas (soja), rosáceas (rosas), orquidáceas (orquídeas), rubiáceas (cafeeiro) e compostas (margarida e girassol).

4. Demonstrar habilidade para identificar gêneros e espécies a partir de tonalidades.
Item prático.

5. Saber a diferença entre flores perfeitas e imperfeitas. O que significa flor pistilada e estaminada? Dar exemplos de plantas hermafroditas e dicotiledôneas.
Uma flor perfeita é formada por 4 verticiclos ou uma série de peças semelhantes: cálice (sépalas), corola (pétalas), androceu (órgão reprodutor masculino) e gineceu (órgão reprodutor feminino). A flor imperfeita não possui algum dos itens citados. A flor pistilada possui um órgão reprodutor feminino e a flor estaminada contém o órgão masculino. Uma flor pode possuir os dois órgãos reprodutores funcionantes é denominada hermafrodita, como a flor da macieira. As flores do feijão e da rosa são exemplos de dicotiledôneas.

6. Usando a Bíblia, apresentar duas lições espirituais nas quais os escritores bíblicos usaram as flores como ilustrações.
Cantares 2:1 e 2 – “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amada entre as filhas”.
I Pedro 1:24 – “Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre”.

7. Dar o nome e descrever oito plantas venenosas, comentando a parte específica da planta que é venenosa.
Essas são algumas plantas que causam casos de intoxicação na região de São Paulo: Saia-branca (flor), joá (folha), mandioca-braba (raiz), pinhão-paraguaio (folha), mamona (folha), comigo-ninguém-pode (folha), espirradeira (folha e flor), oficial-de-sala (folha), giesta (folha) e chapéu-de-napoleão (folha).

8. Fazer um dos itens a seguir:
a. Dar o nome de cinco plantas que tem valor medicinal e indicar a parte de cada planta que é usada.
Camomila (Matricaria chamomilla) – suas flores secas ajudam contra inflamações, gripes e desinfecção.
Licopódio (Lycopodium clavatum) – os esporos e a planta inteira são usados como diurético e digetivo.
Hissopo (Hyssopus officinalis) – a parte superior dos caules contém um óleo contra tosses e bronquites.
Morango Silvestre (Fragaria vesca) – suas folhas novas ajudam a aliviar cálculos renais.
Aveia (Avena sativa) – Seus grãos são utilizados como complementos vitamínicos e minerais.

b. Dar o nome de dez plantas silvestres que tem raiz, caule ou folha comestíveis.
Mandioca, inhame, batata-da-terra, broto-de-bambú, cana-de-açúcar, amaranto, ulucu, arracachá, palmeira e espirulina.

c. Uma opção do item 6 da especialidade de Flores, não realizada quando esta especialidade foi completada.

Geologia - Avançado - K


1. Completar a especialidade de Geologia.

2. Providenciar as seguintes informações:
a. De que forma os terremotos revelam como é o interior da terra?
O terremoto não é nada mais do que um abalo onde o solo terrestre se abre e assim mostra seu interior.

b. Os efeitos de uma quantidade muito grande de água (como o Dilúvio do tempo de Noé) em poucos meses, comparados aos efeitos de pouca água em milhares e milhões de anos.
Ambas têm o poder se acabar com a vida humana, uma por excesso de água, afinal algo como dilúvio mata toda a vida existente num determinado local, outra pode matar pela falta de água, que é o item mais importante na vida do ser humano depois do ar.

c. Por que se vê evidências de geleiras (glaciares) em zonas de clima temperado, onde não existem geleiras atualmente?
Geralmente os locais de clima temperado são os desertos, e acredita-se que poderia ter sido algum local onde já se teve água, porém a fonte secou.

d. Como os criacionistas que acreditam em dilúvio universal e numa idade relativamente jovem, da terra, desde a criação, compreendem e usam o quadro de tempo geológico?
Tudo está relacionado ao dilúvio, afinal ele foi o maior causador de transformações em nosso solo.

e. Qual é a teoria da deriva continental (placa tectônica) e como os criacionistas podem inserir tal atividade geológica no tempo desde a criação?
Há cada momento o solo terrestre tem sido modificado através de abalos (terremotos, maremotos) e a natureza sendo transformada (geleiras aparecem e desaparecem, montanhas crescem e decrescem).

3. Em que lugar do mundo você provavelmente poderia ver:
a. Grandes geleiras - Oceano Glacial Ártico e Antártico
b. Vulcões ativos - Japão
c. Dunas de areia - Natal e Fortaleza
d. Depressões - Terra ou debaixo D’água
e. Fiordes - Noruega e Suécia
f. Montanhas estruturais (flautblocks) - Pico da Neblina, Pico da Bandeira
g. Montanhas dobradas (folded) - K2, Monte Everest

4. Escrever um trabalho de 500 palavras sobre um dos assuntos a seguir:
a. Aspectos geológicos interessantes que você tenha observado numa viagem recente.
b. Atividade geológica que aconteceu por causa de fortes chuvas, enchentes ou ventos fortes.
NOTA – Este item pode ser feito em ajuda a comunidade, em alguma enchente forte que você tenha ajudado as vítimas deste incidente ou até mesmo em uma viagem para locais citados no item 3.

Mamíferos - Avançado - K


1. Completar a especialidade de Mamíferos.

2. Que mamíferos da sua região são protegidos pela lei? Por quê?
Alguns répteis (jacaré-açú e tartaruga marinha) e aves (tucano e arara-azul) são protegidos por lei no Brasil. Considerando que a nossa região, descrita na pergunta, é o Brasil, temos os seguintes mamíferos: onça-pintada (Pantera onca), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), mico-leão-dourado (Leontoptecus rosalia), entre outros que você pode pesquisar.

3. Como o processo de nascimento e cuidado dos filhotes difere os monotremos e marsupiais de todas as outras ordens de mamíferos?
Os monotremados e marsupiais são chamados aplacentários, por serem desprovidos de placenta. As demais ordens de mamíferos são placentárias, pois todo o processo de crescimento e desenvolvimento do feto é feito no útero e ele sai pronto de dentro da mãe. Os monotremados saem da mãe nos chamados ovos, para terminarem a formação. Os marsupiais saem sem estarem completamente formados e ficam no marsúpio (bolsa) da mãe até estarem em condições de viverem adequadamente. 

4. Dar o nome de cinco formas diferentes pelas quais os mamíferos protegem a si mesmos e aos filhotes, e mencionar um exemplo de cada um.
Camuflagem – veado
Fingir de morto – sariguê
Cavar – toupeira
Rolar - tatu-bola
Lutar – jaguar
Fugir - gazela

5. Que mamíferos são agentes transmissores da tularemia, peste bubônica, triquinose e raiva?
Peste bubônica - doença que matou 33% da população européia na idade média. Transmitida pelos ratos.
Tuberculose - causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, transmitido pelo leite e carne das vacas.
Tularemia - doença contagiosa causada pelo bacilo Francisella tularensis, encontrada nos roedores.
Triquinose - doença causada pelo verme nematódeo Trichinella spiralis. Que vive no intestino e músculos do porco.

6. Relacionar 15 espécies de mamíferos selvagens que você já observou e identificou em seus habitats. Para cada um relacionado, incluir:
a. nome
b. data de observação
c. local
d. habitat
e. hora do dia
f. comportamento
NOTA – Daremos abaixo um exemplo de um animal observado por mim quando da realização desta especialidade. Com este exemplo se tem uma noção para você fazer o relatório dos 15 animais. O ideal é ir a um zoológico próximo e fazer o relatório dos 15 mamíferos no mesmo dia.

Ficha 1
Nome: Suçuarana (nome científico: Felis concolor)
Data de observação: 30 de outubro de 2000.
Local: Zoológico de Sorocaba – S.P.
Habitat: Seu habitat natural são as florestas tropicais da América do Sul.
Hora do dia: 14h30
Comportamento: Em cativeiro se apresenta pacífico, circulando na jaula ou descansando sem rosnar durante todo o dia. Alimenta-se da 10 Kg de carne (pescoço de franco e coração de boi) pela manhã.

Rochas e Minerais - Avançado - L


1. Completar a especialidade Rochas e Minerais.
NOTA – A sua coleção ganha na especialidade de Rochas e Minerais, pode ser utilizada para completar o item 2 do Nível Avançado. 

2. Ter uma coleção de 30 rochas e minerais identificados corretamente, sendo que 20 dos quais você mesmo tenha encontrado. Especificar o nome de quem achou a pedra, data e local em que a espécie foi encontrada.
NOTA – Já que na especialidade de Rochas e Minerais o candidato terá de colecionar 15 rochas e minerais, neste item pode dobrar sua coleção, em muitos locais podemos achar rochas e minerais para se vender.

3. Conhecer dois minerais que pertencem a cada um dos sistemas de cristal a seguir: isométrico, hexagonal e tetragonal.
Isométrico (fulereno e fósforo vermelho)
Hexagonal (grafita)
Tetragonal (diamante e fósforo branco)

4. Conhecer a escala de Mohs e os testes simplificados de dureza, a serem feitos em campo. Usando estes testes, reúna espécimes de sua região de acordo com uma escala, de forma a ter seu próprio kit de teste de dureza das rochas.
NOTA – Para o cumprimento deste item pode ser útil o item 4 da especialidade de Rochas e Minerais.

5. Completar uma das atividades a seguir:
a. Conhecer e explicar os diferentes processos através dos quais os metais são extraídos dos minérios.
Diamante – lapidação;
Ouro – mineração.
Potássio e magnésio – metalotermia
Fósforo – aquecer carvão, areia e fosforita;
Enxofre – fusão do minério no próprio depósito subterrâneo;
Silício – redução da areia de quartzo, preparo do tetracloreto de silício, seguida de nova redução por tubo aquecido;

b. Citar o nome de oito minerais, e explicar como cada um deles é usado.
Ouro – adorno
Prata – talheres
Alumínio – panelas e antiácido
Lítio – tintas e pigmentos
Sódio – refrigerar reatores
Cobre – fios elétricos
Ferro – estruturas
Berílio e Magnésio – ligas leves
Platina – refino de petróleo
Carbono – fibras
Bário – fogos de artifício
Silício – vidro, silicone e cerâmica
Nitrogênio – fertilizante
Fósforo – medicamentos e adubo

6. Definir cristalino, criptocristalino, brecha, não cristalino, fratura fibrosa, lustro vítreo, fião ou veio, geode, petrificação, estalactite e fluorescência.
Cristalino – referente a cristal, puro como um cristal.
Criptocristalino – cristal oculto.
Brecha – abertura feita em qualquer coisa, espaço vazio.
Não Cristalino – não se refere a um cristal, impuro.
Fratura Fibrosa – fraturar uma fibra, quebrar uma fibra.
Lustro Vítreo – vidro com duração de cinco anos.
Fião ou Veio – faixa de terra ou rocha que se destaca da que a rodeia por sua colocação ou natureza.
Geode – cavidade de uma rocha, cujas paredes são revestidas de minerais mais ou menos bem cristalizados.
Petrificação – processo de substituição dos constituintes orgânicos por minerais.
Estalactite – concreção calcária de forma alongada e volume variável, que se forma nos tetos das cavidades subterrâneas pela ação de águas calcárias.
Fluorescência – iluminação especial que apresentam substâncias, quando expostas à ação de raios luminosos.

7. Que quatro metais são freqüentemente encontrados em sua forma nativa ou bruta?
Lítio (ambligonita, espodumeno e lepidulita);
Berílio (berilo e esmeralda);
Cálcio (gipsita, calcita e hidroxiapatita);
Magnésio (dolomita, carnalita e magnetita).

8. Debater sobre o conteúdo de pelo menos três declarações do Espírito de Profecia a respeito de rochas e minerais.
Patriarcas e Profetas, pág. 298 – “E o Senhor lhe disse: ‘Eis que Eu estarei ali, diante de ti, sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá’”.

Profetas e Reis, pág. 33 – “Mediante diligente estudo de todas as coisas criadas, tanto animadas como inanimadas, adquiriu clara concepção do Criador. Nas forças da Natureza, no mundo mineral e animal, e em toda árvore, arbusto e flor, ele via a revelação da sabedoria de Deus; e ao procurar aprender mais e mais, seu conhecimento de Deus e seu amor por Ele constantemente aumentavam”.

O Desejado de Todas as Nações, pág. 534 – “‘Jesus pois, movendo-Se outra vez muito em Si mesmo, veio ao sepulcro.’ Lázaro fora depositado numa cova na rocha, sendo colocado na porta um bloco de pedra”.

Atos dos Apóstolos, pág. 146 – “Pedro estava encerrado em uma cela cavada na rocha, cujas portas tinham fortes ferrolhos e barras; e os soldados em guarda ficaram responsabilizados pela custódia do prisioneiro”.

O Grande Conflito, pág. 40 – “As catacumbas proporcionavam abrigo a milhares. Por sob as colinas, fora da cidade de Roma, longas galerias tinham sido feitas através da terra e da rocha; o escuro e complicado trama das comunicações estendia-se quilômetros além dos muros da cidade. Nestes retiros subterrâneos, os seguidores de Cristo sepultavam os seus mortos; e ali também, quando suspeitos e proscritos, encontravam lar”.
Sementes - Avançado - K


1. Completar a especialidade Sementes.

2. Identificar a partir de desenhos, e conhecer o propósito de cada uma das seguintes partes de uma semente: endosperma, radícula, gêmula e micrópila.
Endosperma - O fruto em si, sem a semente é chamado de pericarpo, dividido em 3: endocarpo (parte interna), mesocarpo e epicarpo
Radícula - pequena raiz do embrião das plantas
Gêmula - pequena gema, espécie de corpo reprodutor
Micrópila - orifício canicular que se encontra no ápice do óvulo das plantas e é formado pela abertura dos tegumentos

3. Saber várias diferenças entre a semente monocotiledônea e dicotiledônea.
Monocotiledônea - planta da classe das Angiospermas, caracterizada pela existência de um só cotilédone no embrião. Não tem raiz primária, possui nervuras paralelas, flores trímeras, folhas invaginantes ou completas, com feixes vasculares dispersos. Ex. milho, arroz, banana, capim, etc.
Dicotiledônea - raiz axial, estrutura secundária, feixes vasculares em círculo, folhas pecioladas com nervura penadas, folhas pentâmeras, etc. Dividem-se em arquiclamídeas  e metaclamídeas. Ex. feijão e rosa

4. Explicar os propósitos e utilidades de um aparato para testar as sementes. Testar a germinação de cem sementes de uma planta silvestre e cem sementes de uma planta doméstica. Relatar os resultados de cada teste.
NOTA – O teste das sementes pode ser feito com o processo chamado de “boneca-de-pano”. Realize os testes e faça o relatório de suas conclusões pessoais.

5. Qual a diferença entre uma semente e um esporo?
Semente - estrutura que conduz o embrião
Esporo - célula reprodutora capaz de germinar, dando novo indivíduo.

6. Ter em sua coleção, quatro tipos de sementes para cada duas famílias de plantas de sua escolha, demonstrando a semelhança entre as sementes de plantas da mesma família.
NOTA - A pergunta se refere a família. Lembre-se da classificação de Lineu que consiste no seguinte:
Reino - Filo - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie
Sabendo disso, procure colher sementes diversificadamente.

7. Escrever ou apresentar oralmente, duas lições que podemos aprender das sementes. Você poderá encontrar as informações que procura no livro Parábolas de Jesus, pág. 33 a 89.
NOTA – São cinco capítulos escritos pela profetisa Ellen White, o primeiro fala sobre a parábola do semeador e os capítulos seguintes descrevem algumas lições importantes para a nossa vida. Boa leitura!

8. Fazer uma coleção de 60 tipos de sementes, 45 das quais você mesmo tenha encontrado. Classificar cada uma delas com o nome, data e local em que a encontrou. As sementes podem ser coladas em papel cartão, ou colocadas em frascos transparentes.
Item prático.
Árvores - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Árvores.

2. Reunir, identificar, prensar e apresentar folhas de 35 espécies diferentes de árvores.
Item prático.

3. Reunir, prensar e classificar espécimes que demonstrem os seguintes termos: serreado, serreado duplo, inteiro, crenado, dentado, lobulado, entalhado, verticilado, antitético, alternados, plumiforme, palmiforme, de uma composição, e (se possível) de composição tripla.
Item prático.

4. a. Descrever as vantagens de usar os nomes científicos.
O nome vulgar é regional, apenas pessoas daquela localidade entendem, o nome científico é mundial.
b. Qual a utilidade do primeiro e segundo nomes científicos?
O primeiro nome indica a família e o segundo a espécie da árvore, assim como nos animais.

5. Dar o nome de seis famílias de árvores da classe angiosperma, e de três famílias de árvores da classe gimnosperma.
a. Angiosperma - dão flores e tem folhas largas (dicotiledôneas). Ex: Pereira, Castanheira e Mangueira.
b. Ginosperma - não dão flores e tem folhas estreitas (monocotiledôneas). Ex: Ciprestes, Abetos e Pinheiros.

6. Conhecer e descrever a função das folhas na vida de uma árvore.
As folhas fazem a respiração da árvore. Através de uma organela chamada cloroplasto que fica nas células das folhas, é feita a troca de gás carbônico por oxigênio, o contrário dos animais (promovendo equilíbrio).

7. Dar o nome de famílias de árvores e arbustos de sua região, que tenham folhas antitéticas.
NOTA – Este item deve ser feito através de pesquisas na sua região. Antitética = folhas contrárias.

8. Definir os termos a seguir: estípula, pecíolo, limbo (de folha), resina, cerne, alburno, fibra, contextura, câmbio, xilema, floema.
Estípula – Apêndice, em geral em par, da base do pecíolo da folha.
Pecíolo – Porção delgada da folha, que prende o limbo à bainha ou ao caule, pé da folha.
Limbo (da folha) – Expansão membranosa que, a partir do pecíolo, constitui a folha.
Resina – Matéria oleosa e inflamável que, por incisão, se retira de certas árvores.
Cerne – Parte interna e mais dura do lenho das árvores.

Alburno – Parte nova do tronco e dos galhos de uma árvore, situada na periferia, sob a casca.

Fibra – Estruturas alongadas, em forma de fio, encontradas em vegetais.
Contextura – Ligamento das partes que formam um todo na planta.
Câmbio – Camada celular cilíndrica encontrada no caule e na raiz que assegura o crescimento dos eixos
Xilema – Porção de elementos primitivos da madeira.

9. Que famílias de árvores têm espinhos, amentilhos, bolotas, vagens, cápsulas e grãos?
Espinhos (papilionáceas), amentilhos (araliáceas), bolotas (eleagnáceas), vagens (cisalpináceas), cápsulas (apocináceas) e grãos (leguminosas)

10. Identificar dez plantas comuns pelas suas características (outras que não as folhas) tais como gavinhas e botões, casca, formato característico e hábitos de crescimento.
Item prático.
Flores - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Flores.

2. Fotografar, colecionar fotografias ou desenhos de 75 espécies de flores silvestres. Fazer um caderno com as mesmas, e escrever abaixo de cada uma o nome correto.
Item prático.

3. Apresentar as características peculiares das flores de cada uma das doze famílias mais comuns de plantas.
Gramíneas (milho), bromeliáceas (bromélia), liliáceas (lírio), musáceas (bananas), leguminosas (soja), rosáceas (rosas), orquidáceas (orquídeas), rubiáceas (cafeeiro) e compostas (margarida e girassol).

4. Demonstrar habilidade para identificar gêneros e espécies a partir de tonalidades.
Item prático.

5. Saber a diferença entre flores perfeitas e imperfeitas. O que significa flor pistilada e estaminada? Dar exemplos de plantas hermafroditas e dicotiledôneas.
Uma flor perfeita é formada por 4 verticiclos ou uma série de peças semelhantes: cálice (sépalas), corola (pétalas), androceu (órgão reprodutor masculino) e gineceu (órgão reprodutor feminino). A flor imperfeita não possui algum dos itens citados. A flor pistilada possui um órgão reprodutor feminino e a flor estaminada contém o órgão masculino. Uma flor pode possuir os dois órgãos reprodutores funcionantes é denominada hermafrodita, como a flor da macieira. As flores do feijão e da rosa são exemplos de dicotiledôneas.

6. Usando a Bíblia, apresentar duas lições espirituais nas quais os escritores bíblicos usaram as flores como ilustrações.
Cantares 2:1 e 2 – “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amada entre as filhas”.
I Pedro 1:24 – “Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre”.

7. Dar o nome e descrever oito plantas venenosas, comentando a parte específica da planta que é venenosa.
Essas são algumas plantas que causam casos de intoxicação na região de São Paulo: Saia-branca (flor), joá (folha), mandioca-braba (raiz), pinhão-paraguaio (folha), mamona (folha), comigo-ninguém-pode (folha), espirradeira (folha e flor), oficial-de-sala (folha), giesta (folha) e chapéu-de-napoleão (folha).

8. Fazer um dos itens a seguir:
a. Dar o nome de cinco plantas que tem valor medicinal e indicar a parte de cada planta que é usada.
Camomila (Matricaria chamomilla) – suas flores secas ajudam contra inflamações, gripes e desinfecção.
Licopódio (Lycopodium clavatum) – os esporos e a planta inteira são usados como diurético e digetivo.
Hissopo (Hyssopus officinalis) – a parte superior dos caules contém um óleo contra tosses e bronquites.
Morango Silvestre (Fragaria vesca) – suas folhas novas ajudam a aliviar cálculos renais.
Aveia (Avena sativa) – Seus grãos são utilizados como complementos vitamínicos e minerais.

b. Dar o nome de dez plantas silvestres que tem raiz, caule ou folha comestíveis.
Mandioca, inhame, batata-da-terra, broto-de-bambú, cana-de-açúcar, amaranto, ulucu, arracachá, palmeira e espirulina.

c. Uma opção do item 6 da especialidade de Flores, não realizada quando esta especialidade foi completada.
Insetos - Avançado - K


1. Completar a especialidade de Insetos.

2. Acrescentar à sua coleção atual, 50 insetos representando pelo menos dez ordens diferentes (sem contar os lepidópteros). As etiquetas devem incluir o nome da pessoa que capturou o inseto, data, ordem, família e gênero. (Espécimes estragados ou mal colados não serão aceitos).
Item prático.
NOTA - Lepidópteros são mariposas e borboletas.

3. Como as estruturas especiais e hábitos dos insetos os preparam tão notavelmente para a vida?
Os insetos são dotados de antenas para melhor se orientar no ambiente. Possuem asas para se locomover com mais agilidade. Têm um esqueleto externo, o que forma uma armadura contra eventualidades. Todas estas estruturas são desenhadas para os insetos sobreviverem melhor aos predadores. Seus hábitos, na maioria noturnos, auxiliam que eles evitem os mamíferos e aves, na sua maioria diurnos e grandes predadores dos insetos. Eles costumam fugir e se esconder dos predadores, em sua grande maioria, maiores que eles e, portanto, mais fortes.

4. Contar o ciclo da vida de quatro insetos de quatro famílias diferentes.
Mosca –
Lagarta –
Formiga –
Piolho –

5. Dar o nome de dois tipos de insetos sociais. Como diferem dos insetos insociais?
As abelhas e as formigas. Vivem em comunidades, se ajudando multuamente. Os insociais vivem sozinhos.

6. Dar o nome de pelo menos quatro insetos que transmitem doenças ao homem, e dar o nome de pelo menos uma doença transmitida por causa de um desses insetos.
Mosquito – Transmitem, dengue, malária e leishmaniose
Barbeiro – Transmite a doença de chagas

Piolho – Causa a escabiose

Pulga – É vetor da peste bubônica

7. Realizar uma das tarefas a seguir: construir uma rede aérea, rede de arrasto ou rede aquática.
Item prático.

8. Construir uma armadilha para insetos noturnos, e usá-la.
Item prático.

9. Mencionar pelo menos um inseto correspondente a cada um dos seguintes: aquático, que comem folhas, que se enrolam em folhas, que perfuram madeira, que comem papel, parasitas no corpo de um pássaro ou mamífero; ou descrever as cascas de cupins e abelhas; ou comparar os graus de inteligência exibidos por um gafanhoto ou besouro, com a formiga, abelha ou vespa.
Aquático (libélula); Comem folhas (formigas); Se enrolam em folhas (louva-deus); Perfuram madeira (cupins); Comem papel (traças); Parasitas (piolhos).
Insetos como o gafanhoto e o besouro se preocupam com o presente, vivendo e comendo o que têm. Já as formigas, abelhas e vespas (animais sociais), pensam no futuro, armazenam comida e constroem abrigos.



Especialidade de habilidades domesticas

Corte e Costura - Avançado - K


1. Ter a especialidade de Corte e Costura.

2. Fazer o seguinte:
a. costurar dois pedaços de tecido, em cuja orla tenha feito acabamento.
b. alinhavar
c. franzir
d. debruar
e. remendar
f. fazer costura francesa
Todos itens práticos.

3. Fazer uma casa de botão.
NOTA – Este item não leva problema algum, visto que é pedido no item 5 de Costura Básica e você deve tê-la para fazer esta especialidade.

4. Demonstrar, em outras pessoas, como medir o comprimento de uma saia, comprimento de manga e comprimento do pescoço à cintura.
NOTA – Munido de uma fita métrica (geralmente de 2 metros) tire as medidas básicas e mostre a seu instrutor que sabe medir precisamente sem constranger a pessoa a ser medida e de modo que as medidas sejam precisas para que a roupa tenha um bom caimento.

5. Fazer uma camisa com manga e gola, e explicar como ajustaria os ombros para pessoas de diferentes tipos físicos.
Item prático.

6. Explicar como fazer pelo menos quatro tipos das alterações a seguir:
a. encurtar cintura
b. encompridar cintura
c. aumentar a manga
d. tamanho da cintura
e. encompridar saia ou calça
f. encompridar ou encurtar barra de calça
Todos itens práticos.

7. Fazer um par de calças ou shorts com bom caimento.
Item prático.

8. Fazer uma camisa.
NOTA – Apesar do item 5 pedir a confecção de uma camisa, este item sugere a confecção de uma nova camisa, que seja diferente da primeira e da maneira que você achar melhor.

9. Selecionar a partir de fotos de revistas, ou desenhar uma roupa para si mesmo/mesma que demonstre harmonia de cores e que combine com seu tipo físico.
Item prático.

Nutrição - Avançado - L


1. Completar a especialidade de Nutrição.
Item prático.

2. Ler um livro sobre Nutrição.
NOTA – Um livro sugerido seria o livro Conselhos sobre Regime Alimentar, pois você precisará ler ele para completar o item 12 desta especialidade e facilitará já ter lido. Mas pode escolher outro também.

3. Realizar as seguintes tarefas:
a. Manter um diário alimentar baseado em sua própria alimentação durante uma semana.
Item prático.
b. Calcular os nutrientes para cada dia, das seguintes: calorias, proteínas, ferro, cálcio, Vitamina A, Tiamina, Riboflavina, Niacina e Vitamina C ou Ácido Ascórbico.
Item prático.
c. Como o relatório de sua alimentação pode ser comparado à tabela de Porções Alimentares Diárias Recomendáveis?
Faça um relatório da sua alimentação diária contendo a porcentagem de cada nutriente nos alimentos, essa porcentagem pode ser encontrada na embalagem do produto, e compare com a tabela já existente, verificando se sua alimentação está adequada ou não.

4. Explicar a importância de um dieta rica em fibras e descreva como isto pode ser feito.
Primeiramente uma dieta rica em fibras envolve em geral os vegetais, como alface, tomate, picles, etc. As fibras, no processo digestivo do ser humano, não são digeridos o que é muito bom para o organismo, então é super importante alimentar-se de alimentos desta classe por serem muito saudáveis.

5. Mencione o nome de três doenças que ocorrem como resultado de desnutrição, e descreva os sintomas de cada uma delas.
Anemia, Raquitismo, Fraqueza Muscular, Alterações Neurológicas e Problemas no Corpo em Geral.

6. Quais são os sintomas da deficiência de Vitamina B12?
A falta dessa vitamina pode causar anemia perniciosa e alterações neurológicas em geral.

7. Que conselhos você daria a uma pessoa que decidisse ser um vegetariano estrito?
A pessoa precisa tomar muito cuidado ao tomar este tipo de atitude, pois na carne existem alguns tipos de proteínas e outros compostos que precisam ser substituídos, nem só de alface e tomate vive um ser humano, mas tem de ingerir também outros tipos de vegetais que possa substituir os nutrientes da carne, do queijo e de outros, como pode-se encontrar no arroz, feijão, soja, milho, ervilha, etc. É sempre bom estar em contato com um nutricionista, para que este possa te ajudar a fazer tais modificações.

8. Qual é a diferença entre gorduras saturadas e não saturadas? Qual delas é mais saudável, e por quê?
Gordura Saturada:
· Não possuem duplas ligações;
· São geralmente sólidos à temperatura ambiente;
· Gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados.
Gordura Insaturada:
· Possuem uma ou mais duplas ligações è são mono ou poliinsaturados;
· São geralmente líquidos à temperatura ambiente;
· A dupla ligação, quando ocorre em um gordura natural, é sempre do tipo "cis";
· Os óleos de origem vegetal são ricos em gordura insaturados.
Quando existem mais de uma dupla ligação, estas são sempre separadas por pelo menos 3 carbonos, nunca são adjacentes nem conjugadas.

9. Explicar por que é aconselhável diminuir o açúcar em nossa dieta, e sugerir maneiras de fazer isto.
Vamos começar citando uma crítica encontrada no livro Nutrição Orientada: "O açúcar é um alimento quase ideal - barato, limpo, branco, portátil, livre de germes, altamente nutritivo - seu único defeito é sua perfeição. É tão puro que o homem não pode viver dele." Há cerca de duzentos anos o açúcar vem sendo utilizado com mais freqüência, antigamente ele era substituído pelo mel, uma contribuição importante para os nosso antepassados viviam mais do que nós. Ele deve ser retirado de nossa alimentação aos poucos para que o organismo não sinta falta, podendo ser substituído por alimentos doces, porém mais naturais como mel e alguns tipos de plantas medicinais.

10. Usando o livro Conselhos sobre Regime Alimentar, escrever um parágrafo sobre os benefícios de uma dieta ovo-lacto-vegetariana.
NOTA – Lembre-se de escrever conclusões próprias. Não transcreva o que já está escrito no livro, desenvolva a sua criatividade para falar um pouco livremente sobre o assunto.

Arte Culinária - Avançado - K


1. Ter a especialidade de Arte Culinária.

2. Quantos ml contém um litro? Quantas colheres de sopa contém uma xícara? Quantas colheres de chá contém uma colher de sopa?
1 Litro = 1000 mls.
16 colheres de sopa = 1 xícara
10 colheres de chá = 1 colher de sopa

3. Preparar dois pratos principais, como macarrão, arroz ou feijão.
NOTA – Você deve preparar tanto o macarrão como o molho. É sugerido que você convide seu instrutor para uma refeição em sua casa, ou marque um almoço de Unidade, aproveitando para algumas confraternizações, assim todos poderão compartilhar de seus dotes culinários.

4. Preparar dois tipos diferentes de legumes.
Item Prático.

5. Preparar dois tipos de saladas. Como se faz para manter as verduras das saladas frescas?
Item prático. Os legumes têm de estar frescos e a salada tem de ser feita na hora de comer, se deixar para depois estraga.

6. Conhecer a diferença de valor nutritivo entre leite integral e leite desnatado.

Porção de 200 ml
Valor Calórico
Carboidratos
Proteínas
Gorduras Saturadas
Colesterol
Cálcio
Leite integral
110 Kcal
9 g
6 g
3,5 g
20 mg
240 mg
Leite desnatado
70 Kcal
10 g
7 g
0 g
5 mg
224 mg

Podemos concluir pela tabela acima, que o leite integral tem mais energia (vista pelo valor calórico), mas grande parte desta energia vem da gordura. Fazendo com que o leite integral tenha mais gordura e colesterol que o desnatado. Mas cada leite tem o seu potencial, sendo o integral bom para as crianças, pois tem muita energia e cálcio, e o leite desnatado seria muito pobre na dieta infantil. O leite desnatado seria indicado para pessoas com colesterol alto e de peso acima da média, pois ajuda a controlar e dá outros elementos como proteínas e cálcio. A diferença de Carboidratos e proteínas é irrisória para ser comentada.

7. Preparar um desjejum equilibrado seguindo a orientação da pirâmide alimentar.
NOTA – A pirâmide alimentar pode ser encontrada no primeiro item da Especialidade de Nutrição.

8. Preparar um prato vegetariano leve.
Item prático.

9. Planejar cardápios para uma semana, escolhendo pelo menos três pratos nos quais restos de outras refeições possam ser utilizados.
NOTA – Não se esqueça de equilibrar os grupos alimentícios, como descritos na Especialidade de Nutrição, item 1. Os restos alimentícios devem ser cascas que possam ser cozidas ou fritas, dando um bom prato para alimentação da Unidade ou Clube, sem prejuízo da saúde deles.

10. Preparar uma refeição balanceada usando um prato de entrada vegetariano, uma caçarola de legumes ao forno e uma salada.
NOTA – O prato de entrada deve ser um alimento substancial, não uma simples salada. Pode ser um arroz-a-grega integral, por exemplo. Depois prepare os legumes e sirva com a salada, todos na mesma refeição.

11. Saber várias razões pelas quais o vinagre não é saudável.
O vinagre causa fermentação no estômago, retardando a digestão e causando putrefação do alimento, além de ser irritante ao estômago e intestino. Cria impurezas no sangue e a reação do corpo as vezes é nervosismo e comportamento irritável.

12. O que a cafeína faz ao corpo. Faça uma lista de 5 alimentos que contenham cafeína.
A cafeína é um estimulante para o corpo, o que faz com que o sistema nervoso trabalhe mais que o normal e depois que o efeito passa ocorre uma depressão muito brusca, causando prejuízo para o corpo.
Alguns produtos com cafeína são: Café, Cha-Mate, Coca-cola, Neosaldina (remédio). Outros produtos com princípios ativos semelhantes à cafeína em pequenas quantidades são o chocolate e o guaraná (porque você acha que se toma pó-de-guaraná para ficar acordado?).

13. Preparar 25 receitas, sendo que no máximo 5 poderão ser doces ou sobremesas.
NOTA – Colocaremos duas receitas sugestivas abaixo:

Bolinhos de Caju
- ½ xícara de margarina
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 ovo
- ½ xícara de chá de baunilha
- 2 xícaras de farinha
- ¾ de chá de fermento em pó
- ¾ de chá de bicarbonato de sódio
- ¼ de xícara de chá de sal
- 1/3 de xícara de requeijão
- 2 xícaras de castanhas de caju
Como Fazer:
1) Derreter a margarina e o açúcar. Bater o ovo e a baunilha para misturar bem. Acrescentar os ingredientes secos, alternado com o requeijão. Colocar o caju com cuidado.
2) Em forma untada, coloque a massa com uma colher de chá separada por uns 5 cm.
3) Assar em fogo quente (200°C ou 400°F) entre 8 e 10 minutos. Deixar esfriar. Dá para quatro dúzias.

Pão de Santa Ceia
- ½ xícara de farinha de trigo integral
- ½ xícara de farinha de trigo branca
- ¼  de xícara de chá de sal
- ¼  de xícara de azeite
- Água suficiente para fazer a massa

Como Fazer:
Abrir a massa em forma levemente untada de farinha, marcar os cubos de 2 cm com a face e perfurar cada cubo com garfo para não estufar. Levar ao forno (190°C) até dourar. Serve 50.


Artes e Habilidades Manuais
Crochê - Avançado - L


1. Completar a especialidade em Crochê.

2. Fazer uma toalhinha de mesa redonda, de linha.

3. Fazer um rendado mais complexo para cobrir uma almofada, ou objeto semelhante.

4. Fazer um suéter de crochê, ou um conjunto completo de bebê.

5. Fazer um xale ou uma passadeira de crochê.

Missilmodelismo - Avançado - L


(Necessário um instrutor qualificado)

1. Completar a especialidade em Missilmodelismo.

2. A partir de um kit comprado, montar, lançar, e resgatar um foguete em miniatura.

3. Cumprir duas das tarefas a seguir:
a. Projetar e construir (não a partir de kit), fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único. Verificar a estabilidade e lançar o foguete com sucesso.
b. Projetar e construir (não a partir de kit), fazer acabamento e pintar um foguete de dois estágios, e lançá-los com sucesso.
c. Projetar, construir, fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único com três mecanismos agrupados, e lançá-los com sucesso.

4. Projetar um sistema de lançamento elétrico. Quando o mesmo for aprovado por seu instrutor, construir este sistema e usá-lo para lançar foguetes pelo menos cinco vezes.

5. Descrever e demonstrar uma trajetória de altitude única. Com auxílio de um ajudante, analisar o traçado do mesmo foguete três vezes, usando mecanismos de tamanhos diferentes e comparando altitudes em cada situação.

6. Comparar a velocidade e altitude de dois foguetes com peso e desigh diferente, usando o mesmo mecanismo para os dois.
Modelagem e Fabricação de Sabão - Avançado - K


1. Completar a especialidade de Modelagem e Fabricação em Sabão.

2. Que tipos de gorduras podem ser usadas para fazer sabão?

3. Que produto é usado para fazer sabão transparente?

4. Quais são as vantagens e desvantagens do sabão e do detergente?

5. Que produtos de limpeza são acrescentados à mistura do sabão?

6. O que faz o sabão ficar tão leve que bóie na água?

7. O que torna o sabão duro?

8. Aprender os seguintes versos bíblicos: Jeremias 2:22; Malaquias 3:2.

9. Explicar dois métodos de fazer sabão. Fazer uma medida de sabão seguindo um destes dois métodos.

10. Cumprir um dos requisitos a seguir:
a. Visitar uma fábrica de sabão.
b. Obter informações de um fábrica de sabão, sobre como o mesmo é feito.
c. Estudar e preparar, a partir de uma enciclopédia ou outra fonte, um relatório de uma ou duas páginas em que se explique o processo de fabricação do sabão.

Trabalhos em Couro - Avançado - L


1. Completar a especialidade Trabalhos em Couro.

2. Demonstrar habilidade para tingir couro, fazer furos, colocar fechos, fazer pontos de sela, fazer dois tipos de cordões.

3. Fazer uma capa para machadinha, faca, facão ou canivete.

4. Fazer um cinto com desenhos esculpidos no couro.

5. Desenhar, cortar o couro, furar e entrelaçar um modelo de sua escolha para uma pasta, bolsa, sacola, etc.

6. Expor seis itens de couro que você tenha feito.


Trabalhos em Silk-Screen - Avançado - L


1. Completar a especialidade Trabalhos em Silk-Screen.

2. Estender e prender um tecido numa armação para fazer o silk-screen.

3. Saber que tecidos podem ser usados para o silk-screen e as vantagens de cada um. Que fatores influenciam na escolha da malha para a tela?

4. Compreender cada uma das seguintes técnicas de impressão do silk-screen:
a. método filme estêncil
b. método fotográfico
c. método resistente

5. Usar duas das técnicas a seguir para cumprir o item 4 desta especialidade:
a. Imprimir um desenho usando duas cores ou mais, de acordo com a tabela de cores.
b. Imprimir um desenho em repetição.
c. Imprimir um desenho em três cores, usando apenas duas cores de tinta.

6. Imprimir em material outro que não papel ou tecido, como por exemplo vidro, metal ou couro.

Tricô - Avançado - L


1. Completar a especialidade Tricô.

2. Fazer, em tricô, um par de meias ou outro artigo usando quatro agulhas e quatro novelos de lã.

3. Fazer duas outras peças a partir das seguintes opções: chinelos, luvas, sapatinhos de bebê, gorro, cachecol, colete ou outro item semelhante.

4. Fazer um pulôver de tricô, com mangas compridas, ou um conjunto de bebê, incluindo pulôver, gorrinho e sapatinhos.


Atividades Missionárias
Aventuras por Cristo - Avançado - K


1. Possuir a especialidade Aventuras por Cristo.

2. Completar esta especialidade num período de nove meses a um ano. Escolha uma data para início.

3. Escolher três atividades da seção 1 da especialidade Aventuras por Cristo e fazê-las constantemente durante pelo menos nove meses necessários para a especialidade Aventuras por Cristo.

4. Escolher e executar duas atividades da Seção 2 da especialidade Aventuras por Cristo.

5. Escolher e executar duas atividades da Seção 3 da especialidade Aventuras por Cristo que não tenham sido escolhidas para a especialidade Aventuras por Cristo.

6. Projetar e executar três novas aventuras que não foram projetadas na seção 4 da Especialidade Aventuras por Cristo. Todas as três devem envolver três diferentes épocas do ano e devem ter duas horas cada.

Linguagem de Sinais - Avançado - K


1. Completar a especialidade Linguagem de Sinais.

2. Ter recebido um mínimo cinco horas de aulas de LIBRAS.

3. Ser capaz de soletrar - mandar e receber - uma média de 12 palavras por minuto, usando um mínimo de 50 letras.

4. Aprender pelo menos 350 sinais.

5. Sinalizar as letras de pelo menos seis músicas a um amigo que tenha deficiência auditiva.

6. Ser capaz de sinalizar a um amigo que tenha deficiência auditiva:
a. O Pai Nosso - Mateus 6:8-17
b. As Bem-Aventuranças - Mateus 5:3-12
c. Os Dez Mandamentos - Êxodo 20: 8-17

Alguns símbolos religiosos para auxiliar nas músicas: